A 7ª edição do programa UNIGOU começou a todo vapor. Desde o dia 6 de Janeiro de 2019 alunos das mais variadas instituições de ensino superior Brasileiras e de todas as cinco regiões do país estão chegando ao coração da Europa para desenvolver projetos acadêmicos. Os participantes do programa vêm das mais diversas áreas, desde ciências exatas como engenharias, física e química até arquitetura, direito e música. Eles estarão desenvolvendo pesquisas e projetos nas mais bem-conceituadas universidades e centros de pesquisa da República Tcheca, juntamente com especialistas em suas áreas de formação.

Universitários Brasileiros se preparam para 2 meses de muito aprendizado e pesquisa acadêmica na República Tcheca

Ao todo são 91 estudantes em 11 Instituições Tchecas e em 7 cidades diferentes, fazendo deste o grupo mais diverso a participar do programa até então (veja as imagens abaixo). O Programa UNIGOU ocorre anualmente e é gerenciado pelo Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica (INCBAC) com o apoio da Embaixada do Brasil em Praga e do Ministério da Educação da República Tcheca. Os brasileiros selecionados para o UNIGOU desenvolvem suas atividades nas instituições tchecas por um período entre 2 e 3 meses, durante os quais contribuem para a difusão da ciência brasileira no exterior e aprendem novas técnicas e habilidades que trarão consigo ao regressarem ao Brasil.

Esse ano, o programa UNIGOU expande um pouco mais seu alcance no antigo território Boêmio ao adicionar mais uma cidade ao seu repertório, Olomouc. A parceria com o departamento de direito da Palácký University, a segunda mais antiga da República Tcheca fundada em 1573, contempla 3 alunos Brasileiros – Carlos, Vinícius e Elisa. Eles irão desenvolver trabalhos em tópicos como Economia comportamental atrelada ao direito, análises das relações diplomáticas entre Brasil e Europa sob diferentes perspectivas, entre outros. Ao final do programa, os Brasileiros apresentarão à comunidade acadêmica os resultados dos projetos desenvolvidos na República Tcheca na forma de pôsteres que poderão ser encontrados aqui no blog do INCBAC no final de março.

Ficou interessado? As inscrições para o período de Setembro 2019 já estão abertas e as inscrições para Janeiro de 2020 irão abrir ao final de março de 2019. Portanto, se você é um estudante brasileiro que deseja participar do Programa UNIGOU, nos siga nas redes sociais – Facebook e Instagram – visite a página http://www.incbac.org e certificar-se de que cumprem os critérios exigidos.