Desde o início deste ano, a República Tcheca recebeu cerca de 60 universitários brasileiros em algumas das mais tradicionais universidades do país. Os jovens pesquisadores participaram da 4ª edição do Programa UNIGOU de Estágios Acadêmicos, durante o qual desenvolveram projetos científicos em suas áreas de formação.

Inscrições abertas para Programa UNIGOU: Estágios inciando em Julho (2017) e Janeiro (2018)

O Programa Unigou é desempenhado pelo Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica (INCBAC) e foi concebido com o objetivo de conectar o Brasil e República Tcheca através do desenvolvimento científico e acadêmico. Os estudantes brasileiros selecionados para este programa são recebidos em departamentos de pesquisa tchecos e designados para projetos de curto prazo, com duração entre dois a três meses.

Conheça aqui os estudantes e pesquisas desenvolvidas durante o Programa UNIGOU 2017

Durante o programa, os jovens conheceram as universidades tchecas, seus ambientes acadêmicos, laboratórios, centros de estudos, equipamentos e, sobretudo, os tópicos de pesquisa que são tendências na Europa. Um exemplo de pesquisa com grande potencial de aplicação no Brasil foi desenvolvida pelo estudante Bernardo Branco, da UFRJ, na Brno University of Technology. Em seu projeto, “Testing of Bituminous Mixtures”, Bernardo desenvolveu um material altamente permeável e durável para o asfalto, que evitaria casos de enchentes e alagamentos. Já a estudante da UFSC, Ruany Dolla, venceu o concurso de melhor poster 2017 com seu projeto “Perovskite Solar Cell”, em que estuda a eficiência de um novo material aplicável a células fotovoltaicas.

A maioria dos estudantes vinculados ao Programa UNIGOU cursam, no Brasil, graduação na área de Engenharia, mas também estão bem representadas os estudos de Química, Biologia, Relações Internacionais, Geografia, Música, Economia e outros. No final do Programa, os jovens brasileiros apresentaram os resultados de seus projetos na Conferência UNIGOU em Praga. O evento aconteceu na Biblioteca Técnica Nacional e reuniu membros da comunidade acadêmica tcheca e representantes das reitorias e Ministério das Relações Estrangeiras.

As inscrições para o período de Julho 2017 e Janeiro 2018 já estão abertas para estudantes brasileiros que desejem participar do Programa UNIGOU em universidades tchecas. Os candidatos interessados devem visitar a página www.incbac.org e certificar-se de que cumprem os critérios exigidos.

Advertisements