De acordo com pesquisa conduzida pela fundação Bill & Melinda Gates, a República Tcheca é o país com a maior concentração de bibliotecas do mundo. Isto significa que há uma biblioteca para cada 1971 habitantes, uma média 10 vezes maior que nos Estados Unidos. Além deste impressionante número, o país se orgulha de sua belíssima biblioteca nacional, eleita a mais bonita do mundo pelos leitores do boredpanda.

A Biblioteca Nacional da República Tcheca fica em Praga, no complexo de prédios históricos chamado Klementinum, que funcionava como colégio jesuíta nos anos 1500. Atualmente, cerca de 60 mil leitores estão cadastrados na biblioteca e podem fazer suas leituras no antigo refeitório dos jesuítas. É possível visitar a biblioteca diariamente.

klementinum 2
Imagem: Klementinum.com

Outra jóia tcheca se encontra no monastério Strahov, também na capital Praga. A biblioteca, conhecida como “salão teológico” tem sua origem nos anos 1600 e está aberta para visitação. Algumas das suas salas de leitura continuam em funcionamento até os dias atuais. A biblioteca de Strahov contém mais de 200 mil exemplares, sendo cerca de 3 mil manuscritos. Dentre as relíquias, encontra-se a bíblia de Selmberk, do ano de 1440.

strahov 5
Imagem: Czechtourism.com
Advertisements