As inscrições para o Programa UNIGOU de estágios acadêmicos para o período entre Janeiro e Março de 2017 estão abertas. Estudantes universitários brasileiros que desejem desenvolver um projeto científico em sua área de formação na República Tcheca, devem acessar o site www.unigou.org e efetuar a inscrição online até o dia 30 de Outubro.

Dentre os pré-requisitos para participação no Programa UNIGOU, estão inglês fluente e conclusão de, no mínimo, 2 anos do curso de graduação em universidade brasileira. A seleção dos estudantes é feita com base no currículo e a fluência em inglês é comprovada através de uma entrevista no idioma.

A seguir, conheça as universidades e centros de pesquisas da República Tcheca envolvidas no Programa UNIGOU.

Mendel University in Brno

mendelu
Créditos de imagem: http://www.mendelu.cz

Fundada em 1918, a Mendel University universidade foca em ciências agronômicas, florestais, alimentícias, biológicas e áreas relacionadas. O principal objetivo é aumentar a utilização eficaz de fontes naturais não renováveis e desenvolvimento de fontes renováveis para a agricultura e o agronegócio sustentável e multifuncional.

Czech Technical University in Prague

ctu
Créditos de imagem: arquivos INCBAC

A Czech Technical University in Prague é a mais antiga universidade técnica não militar da Europa, estabelecida pelo imperador Joseph I. Possui longa tradição de ciência de ponta, conhecimento técnico e engenharia. A Universidade decorre do trabalho de muitas grandes personalidades, como o físico Christian Doppler.

Charles University in Prague

charles-university
Créditos de imagem: http://www.eces.ff.cuni.cz

A Charles University in Prague é a 19º mais antiga universidade do mundo e foi fundada por Charles IV , rei tcheco e imperador romano, em 1348. Desde o início, a Charles University foi caracterizada como um “studium Generale”. Dentre as personalidades mundiais, pode-se destacar Franz Kafka, Milan Kundera e Johann Bohm como estudantes da Charles University.

University of Economics in Prague

vse
Créditos de imagem: http://www.vse.cz/zpravodaj/604

A University of Economy in Prague é a maior universidade pública de Economia na República Tcheca. Fundada em 1953, é internacionalmente reconhecida por seu forte vínculo com o setor empresarial e relevante papel na formação de líderes nacionais após a queda do muro de Berlim.

Brno University of Technology

but
Créditos de imagem: Jan Symon – Jan Symon, CC BY – SA 3.0, (wikipedia)

A Brno University of Technology foi fundada em 1899. Inicialmente oferecia um único curso de engenharia civil, que cresceu para se tornar uma das principais universidades tchecas. A universidade foca no desenvolvimento de ciências técnicas, econômicas e de arte, tanto no nível educacional quanto de pesquisa. A maior parte da pesquisa aplicada é iniciada diretamente por empresas industriais nacionais e internacionais.

Technical University of Liberec

tul
Créditos de imagem: http://www.nano.tul.cz

A Technical University of Liberec está localizada ao norte da República Tcheca, perto das fronteiras alemãs. A universidade tem uma longa tradição em pesquisas tecnológicas e estreita cooperação, especialmente com as indústrias mecânicas, automotivas e têxteis. Considerando a sua posição geográfica, freqüentemente se envolve em projetos além das fronteiras, especialmente em tópicos relacionados a tecnologias avançadas e nanomateriais.

University of West Bohemia in Pilsen

zcu
Créditos de imagem: http://www.fpr.zcu.cz

A University of West Bohemia in Pilsen  é a maior universidade no oeste da República Tcheca. Tem tradição muito forte , especialmente no campo de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica , que é baseado no enfoque histórico tecnológico da cidade de Pilsen. Abriga 9 faculdades e um centro de pesquisa de tecnologias modernas.

Membrain Research Center

membrain
Créditos de imagem: http://www.membrain.cz

 O MemBrain Research Centre é um centro de pesquisas que foca principalmente na pesquisa e inovação no campo dos processos de membrana. O objetivo central é transferir resultado da pesquisa acadêmica em prática industrial. Os principais campos de atuação do centro incluem  os processos de separação por membranas e pré-tratamento requeridos.

Advertisements